Reforço Estrutural

Compositos
fibra2

A TECNOFINK é especializada e lider nacional em serviços de reforço estrutural sendo a primeira empresa do mundo com um Type Approval ABS para reparos de longa duração. Somos aplicadores e distribuidores exclusivos da NRI, maior fabricante internacional de compósitos. Possuímos atendimento imediato, inclusive com a utilização de alpinistas industriais ou mergulhadores.A

O que são Materiais Compósitos

Os materiais compósitos são combinações de dois materiais com propriedades físicas e mecânicas totalmente distintas (resina + fibra), que quando utilizados em conjunto apresentam propriedades mecânicas elevadas. A principal característica dos materiais compósitos é a relação peso/resistência (muito leves e com propriedades mecânicas muito elevadas), e é devido a esta propriedade que são muito utilizados na engenharia. O desenvolvimento de materiais compósitos está diretamente ligado à tecnologia aeroespacial, automobilística, naval, etc., ou seja, diretamente ligado ao desenvolvimento de tecnologia avançada. São muito confiáveis e com excelente resistência química, à corrosão e temperaturas. As propriedades do compósito aplicadas à área industrial garantem reforço estrutural de qualquer geometria em minutos, minimizando tempo e custo de reparos e substituições de tubulações e equipamentos .

Reforço Estrutural de Material Compósito
  • Extensão da vida da tubulação até a próxima parada de produção
  • Eliminação do tempo de inatividade e de trabalhos à quente
  • Pode ser aplicado quando a tubulação ou o tanque estão em serviço
  • Pode ser projetado de acordo com as normas ACI, API, ASME ou ISO
  • Compósitos são uma alternativa eficaz para o uso de abraçadeiras ou substituição de trechos
  • Compósitos podem ser aplicados em tubulações de qualquer diâmetro e comprimento, incluindo cordões de solda, curvas, T’s, tomadas, etc.
  • Seguro, rápido, conformável, durável e mais leve que o aço
APLICAÇÕES

Tubulações de Processo, Estruturas de Concreto e Estruturas Metálicas em:

Compósito Inspecionável
A TECNOFINK possui o único material compósito inspecionável do mundo. Com a utilização deste compósito e através da técnica de inspeção com radiografia convencional é possível monitorar a integridade de um reparo ’’em serviço’’ durante o tempo de vida para o qual o reparo foi projetado.
Compósito para Restauração  e Reforço Civil

Aplicados para aumentar as propriedades de estruturas existentes, tais como:

  • Maior resistência à fadiga
  • Capacidade de carga axial, flexão ou cisalhamento
  • Ductilidade para melhorar o desempenho sísmico
  • Melhorar a durabilidade contra efeitos ambientais adversos
  • Rigidez para reduzir deflexões sob cargas de serviço e projeto
Reparo por COMPÓSITO QUALIFICADO POR NORMAS INTERNACIONAIS
O sistema de reparo com materiais compósitos para tubulações e equipamentos pressurizados é baseado em normas internacionais. Destacamos a ASME PCC-2 que trata de reparos por processo de soldagem, reparos mecânicos e reparos não metálicos adesivos (materiais compósitos). Destaca-se também a ISO 24817/TS que trata apenas do sistema de reparo com material compósito, qualificação, projetos, testes e inspeção. Ou seja, um sistema de reparo com total suporte de engenharia e outras normas como: ASME B31, DOT, API e CSA Z662.

Testes comprovam que o compósito é mais resistente que o aço

Controle de Qualidade

NA FÁBRICA: através dos mais avançados métodos de ensaios todos os lotes são testados com rastreabilidade total, seguindo a norma ISO 9001. NA INSTALAÇÃO: os serviços de instalação dos compósitos feitos pela TECNOFINK obedecem normas rígidas de procedimento, treinamento e qualificação dos técnicos de aplicação. Todos os cálculos e relatórios do controle de qualidade da instalação são disponibilizados para o cliente, assim como a garantia do reparo.